As Fases de um Dorameira

702

Olá dorameiras, prontos para a minha primeira invasão no Drama Fansubs? Talvez seja a primeira de muitas… Não vou contar muito, se não perde a graça.

Aqui vai o meu primeiro blog dessa invasão, espero que gostem e se divirtam lendo ele, se quiserem mais blogs desse tipo (ou não) deixem suas opiniões nos comentários.

Vamos lá?!

 

━━━━━━━━━━❰❉❱━━━━━━━━━━

1ª FASE: A ENTRADA

Quando se fala de entrar no mundo dos doramas, o que vem primeiro na sua cabeça?

Essa é uma pergunta para “N” resposta, mas o que vem a minha cabeça é o sentimento que sinto quando eu assisto doramas. Acho que se alguém me dissesse como eu me sentiria antes, eu não teria acreditado ou até mesmo teria zombado da pessoa “sério, coreano?”.

Acho que o sentimento de se apaixonar por doramas pela primeira vez é sempre único. Mesmo que você ame vários doramas, o seu primeiro amor é o que te faz entrar de cabeça nesse mundo sem volta. Ele sempre será o especial e não importa o que outras pessoas falem dele.

Não precisa necessariamente ser o seu primeiro dorama.

E é assim que tudo começa, quando você ama um dorama pela primeira vez é onde que começa a segunda fase.

2ª FASE: O VÍCIO

Essa é a segunda etapa quando se entra nesse mundo, você começa a querer assistir mais e mais doramas, principalmente por eles terem um fim.

E isso foi o que me conquistou na época, eu já estava cheia de séries boas sendo canceladas, séries ficando ruins por sempre terem continuação, acho que a necessidade por algo com um ponto final fez esse encanto aumentar.

Se você ainda é novato, saiba que passará noites em claro assistindo doramas, vai maratonar um dorama de dezesseis horas apenas parando para necessidades básicas. Vai passar vinte e três horas pensando em doramas e a hora que sobra vai ser para pensar no “Oppa ou na Unnie”.

O começo desse mundo é sempre agressivo e se não tomar cuidado pode chegar a ter uma lista de doramas pausados igual à mim.

Ou seja, cuidado.

3ª FASE: A ILUSÃO

Sim, é aqui que começa a ilusão.

Para as dorameiras que passaram dessa fase, sabe do que estou falando. A idealização da Coreia do Sul como o país dos sonhos.

Também é aqui que vamos pesquisar o que é “Oppa”, “Unnie” e coisas que não são traduzidas nas legendas. Para quem está vendo pela primeira vez acaba ficando perdido com isso, eu já passei por isso.

E pausamos um pouco nosso vício só para pesquisar os doramas do nosso ator favorito e fazemos uma listinha dos doramas que pretendemos ver em breve (lista que nunca acaba, só aumenta).

Acho que é nessa etapa onde nos interessamos mais pela cultura asiática em si, até sobre comidas pesquisamos. Quem sabe um dia experimentar, não é mesmo?

4ª FASE: A DESILUSÃO

Mas já tem a desilusão? Sim, depois que você se ilude bastante com a Coreia do Sul, a realidade bate na sua porta.

Com essa fase você já tem uma quantidade considerável de doramas assistidos e percebe através deles (ou não) que a Coreia do Sul não é toda bonitinha assim. Do mesmo jeito que tem suas qualidades também tem os seus defeitos.

Você começa a ver que mesmo a Coreia do Sul sendo um país bem desenvolvido tecnologicamente, ele é bem conservador, ou seja, terá momentos que serão muito revoltantes de você presenciar nos doramas.

Um exemplo clássico disso é quando acontece de alguém ser filho de um assassino (nos dramas), o país simplesmente te condena e você vai conviver com esse peso.

E se você for dorameiro kpoper vai sofrer ainda mais quando sai alguma notícia dos idols namorando, é muito hate desnecessário de pessoas que se consideram “fãs”.

Mas não é algo generalizado pois tem muita gente também desenvolvida mentalmente.

5ª FASE: A ORGANIZAÇÃO

Essa fase é para os dorameiros que já não são tão novos assim. Já assistiu uma quantidade considerável de doramas e tem uma percepção de que não pode continuar do jeito que está.

É exatamente aqui onde começou minha loucura por listas e.e

Eu fazia e ainda faço lista para tudo, aqui vão algumas listas que eu fiz e talvez você fez também ou irá fazer:

↘Lista de doramas terminados;

↘Lista de doramas que pretendo assistir;

↘Lista de doramas favoritos;

↘Lista de doramas pausados;

↘Lista de prioridades;

↘Lista de recomendação;

↘Lista de doramas que nunca irei assistir.

Mas eu não sigo a risca a lista, vejo doramas que não estão nela e tem listas que nem estão mais ativas.

Tento ao máximo ser organizada, mas toda dorameira que se preze sempre vai ver um dorama que não está na lista.

Parece que é até uma maldição hehe

6ª FASE: FLUENTE

É aqui onde começamos a nos arriscar a falar coreano, depois de passar por várias fases chegamos na que você já começa a falar “Omo” para surpresas, “Aigoo” para algo frustante e “Aish” para coisas revoltantes. Não só quando ver dorama, mas também fora dele.

Começa a realmente tentar falar, ver como se pronuncia corretamente, como se escreve.

Quando você se torna uma dorameiras com mais de um ano vendo vários doramas direto, tendo contato com a língua (escutando a língua frequentemente) e também lendo a legenda, já é claro sabendo o significado de algumas palavras, enfim sendo experiente nesse mundo, você começa a perceber que em alguns momentos a legenda está “errada”.

Tipo a legenda não está ao pé da letra do que eles estão falando, porque passou uma palavra e/ou frase que você sabe o significado e não foi o que apareceu na legenda.

Quando isso aconteceu comigo pela primeira vez eu fiquei assustada, era uma sensação nova interessante, nunca pensei que iria perceber isso. Você não sabe o significado certo do que eles falaram, porém é como se seu cérebro soubesse e você fica “Ottoke?!”.

7ª FASE: SUNBAE

Existem dois tipos de dorameiros “Sunbae”.

Essa é a fase para dorameiros veteranos que gostam de ser chamados de “Sunbae” e odeiam ser chamados de “Ahjumma” e “Ahjussi”. Caso você os chamem assim, pode ter certeza que ocorrerá o risco de entrar para a lista negra deles e uma vez nela será muito difícil de sair.

Brincadeiras a parte, ou não hehe

Aqui é mais especificamente para aquelas pessoas que já assistiram muitos doramas e nisso eu falo mais de 100, não fique muito chocado se você é novo aqui, tem pessoas que já assistiram mais de 100 sim. Ela conhece tudo sobre doramas, até mesmo os que ainda não assistiu.

Quando você conversar com uma dorameira Sunbae vai perceber na hora que ela é. As conversas geralmente são assim:

“Pessoa normal: Você assistiu aquele dorama…?

Sunbae: Já assisti e não gostei…

Pessoa normal: E aquele dorama…?

Sunbae: Já assisti e amei…

Pessoa normal: Viu aquele…?

Sunbae: Ainda não, mas o elenco…

Sunbae: Você já viu aquele…?

Pessoa normal: Nunca ouvi falar…

Sunbae: Não é tão conhecido mas é maravilhoso…”

Sempre vocês terão assunto para conversar sobre doramas porque com certeza ela já assistiu algum da sua lista ou você vai querer saber se determinado dorama é bom, pergunta para ela que ela diz.

Mas dorameiros assim não gostam tanto de dizer quantos doramas assistiu porque fica sem jeito e as outras dorameiras podem se assustar. Então eles só falam quando perguntam ou só falam quando tem intimidade com outra pessoa.

E tem o segundo tipo é quase ao contrário, elas não sabem muitas coisas sobre os doramas atuais.

“Pessoa normal: Está acompanhando aquele dorama que lançou?

Sunbae: Estou por fora dos doramas novos, são tantos doramas que estão sendo produzidos…”

Sim, esse tipo não se importa mais! É quase como uma oitava fase oculta hehe

━━━━━━━━━━❰❉❱━━━━━━━━━━

Finalização

Muito obrigada a você que teve a paciência de ler tudo, sei que eu escrevo muitas coisas!

E gente eu generalizei, sei que nem todo mundo é igual e tem variáveis, pode ser que algumas fase tenham vindo antes, mas eu tirei por mim mesma e também de várias pessoas que eu já conversei.

Espero de coração que tenham curtido essa pequena invasão hehe

 

Blog: CEO da Fatrevon